Se existe um tipo de dor que abrange grande parte da população, a dor de pescoço é uma delas!
É a segunda dor da coluna vertebral mais frequente, podendo apresentar um componente de irradiação para o braço ou não. Uma grande percentagem de pessoas em idade produtiva teve, pelo menos uma vez, uma crise de rigidez e dor na zona cervical.
Segundo a Medicina ocidental, as causas mais comuns de dor cervical são de origem músculo-esquelética (fraturas, discopatias, tensão muscular, espondilose), neurológicas. Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) a componente emocional é adicionada às causas de dor cervical – stress e ansiedade geram tensão muscular a nível dos músculos trapézio e elevador da omoplata desenvolvendo um quadro de dor e desconforto cervical.
A Acupuntura, a Ventosaterapia (utilização de ventosas), a Massagem Tui Na, são áreas terapêuticas da MTC que apresentam bons resultados na resolução da dor cervical – principalmente se irradiad – reduzindo a frequência e intensidade das dores, evitando o recurso a medicação através da promoção do equilíbrio muscular na região do pescoço e nuca.
Experimente! 🙂