Ventosoterapia
Medicina Tradicional Chinesa
A ventosaterapia é um tipo de tratamento natural no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea de um certo local do corpo.
Para isso, as ventosas criam um efeito de vácuo, que suga a pele, resultando em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneo nesse exato local. Como resultado, existe uma maior oxigenação destes tecidos, permitindo a liberação das toxinas do sangue e do músculo com maior facilidade.
Assim, este método é muitas vezes usado no tratamento da celulite, pois o aumento da circulação de sangue pode reduzir o aspeto da casca pele de laranja. Para além disso, a ventosaterapia pode também ser muito usada como forma natural de combate à dor muscular, já que a diferença de pressão causada pelo vácuo descola a pele do músculo e aumenta a quantidade de sangue, tendo uma ação relaxante.
Quais são os benefícios?
Entre inúmeros benefícios da Ventosoterapia, destacam-se os tratamentos para:
- Desintoxicação do organismo;
- Dores na lombar da coluna (lombalgias);
- Dores musculares;
- Dores abdominais;
- Cefaléia (dor de cabeça);
- Problemas digestivos;
- Hipertensão arterial;
- Aumento da circulação sanguínea local;
- Fortalecimento dos vasos sanguíneos;
- Aumentar a produção de líquido sinovial dentro das articulações;
- Celulite;
- Relaxar o corpo e a mente.
Como funciona?
A Ventosaterapia é feita através da aplicação de copos ou ventosas na região do corpo escolhida para o tratamento. Assim cria-se um vácuo dentro da ventosa que suga a pele. Com isso, o diâmetro dos vasos sanguíneos aumentam, oxigenando esses tecidos e liberando as toxinas do sangue e do músculo de forma mais eficaz. Isso estimula muito a circulação sanguínea e esse aumento de sangue ajuda a nutrir os músculos, alivia tensões, dores musculares e articulares.
Como a ventosaterapia é feita?
Antes de aplicar os copos ou ventosas, é aplicado um óleo ou creme hidratante para que as elas possam deslizar pela pele. Existem 3 tipos de ventosas para o tratamento, sendo elas:
- Copo de silicone: é uma das formas mais simples, no qual o copo de silicone é pressionado pelos dedos e depois colocado na pele. Assim se forma o vácuo e a pele é sugada.
- Copo de vidro: o de vidro já funciona de forma diferente, é necessário acender uma vela e colocar sua chama no interior do copo para em seguida colocar o copo na pele. Desta forma o vácuo se forma através depois que oxigênio de dentro do copo é consumido.
- Ventosa eletrônica: esse tipo é feito com um aparelho eletrônico que promove o vácuo ao ser ligado na pele na região desejado. Assim, a pele vai sendo sugada e a ventosa se prende na pele.
As sessões de Ventosaterapia podem variar de 5 a 15 minutos. A indicação depende de cada caso e deve ser feita por um profissional da área, mas geralmente são feitas 8 sessões a cada 1 vezes na semana.
Tem contraindicação?
Sim. A técnica de Ventosaterapia não é indicada nos casos de:
- Trombose;
- Tromboflebite;
- Distúrbios hemorrágicos;
- Hemofilia;
- Varizes;
- Febre;
- Fratura no local a ser tratado;
- Gravidez;
- Convulsões;
- Locais que apresentam feridas ou sinais de infecções;
- Durante o tratamento de algum tipo de cancro (isso pode favorecer que o cancro se espalhe para outras regiões do copo).
Em outros casos não é exatamente uma contraindicação, mas são pessoas que devem tomar mais cuidado e se consultar com um médico previamente. São elas:
- Pessoas com pressão alta descontrolada;
- Logo após a prática de exercício;
- Aplicação em regiões que não têm uma boa camada muscular.
Marque a sua consulta
Moradas:
Instituto Ocular Concórdia:
Rotunda Nuno Rodrigues dos Santos 2, Portela de Sacavém – Lisboa
Telefone: 21 945 8079
https://www.facebook.com/InstitutoOcularConcordia/
Pórtico do Ser:
Rua Cidade de Goa nº24- Sacavém – Lisboa
Telefones: 211951205 – 915102776
https://www.facebook.com/porticodoser/
Campintegra:
Av. Eng. Valente de Oliveira – Taguspark – Porto Salvo – Oeiras
Telefones: 919596996 ou 211335103
https://www.facebook.com/campintegra/