Acupuntura

Medicina Tradicional Chinesa

A Acupuntura é um método terapêutico que utiliza agulhas para a estimulação de pontos ou áreas do corpo com o objectivo de restabelecer o equilíbrio corporal.

As agulhas são grossas ou finas?
As agulhas de acupunctura são finas, com uma espessura de aproximadamente dois fios de cabelo. No entanto existem muitos tamanhos e espessuras de agulhas, mas são bem mais finas que as agulhas comummente usadas em seringas. E a sensação acupuntural não é nada semelhante à das agulhas que se usam nos hospitais.

Como funciona a acupuntura?

PERSPECTIVA CHINESA → OS MERIDIANOS
Os meridianos são canais por onde circula sangue, líquidos e por onde flui a energia do corpo. Esses canais comunicam entre si, afectam-se mutuamente e interligam o corpo num sistema de rede. Conectam os órgãos, conectando o alto e o baixo e as extremidades com o interior. Poderíamos considerar o sistema de meridianos, de uma forma simplificada, como o sistema circulatório sanguíneo, linfático, o sistema nervoso, etc. Com as agulhas de acupunctura consegue-se influenciar a circulação de energia em cada canal. É assim possível, afectar a rede, isto é, o corpo, e restabelecer a saúde.

PERSPECTIVA OCIDENTAL
Existem várias teorias que explicam e comprovam a atuação e efeito da acupuntura. No caso específico da dor, quando aplicadas agulhas no local, a inserção da agulha gera um efeito mecânico de libertação dos tecidos que se encontram com aderências e contraturas. Para além disso, existe uma libertação hormonal que ocorre com a inserção das agulhas que, juntamente com o estímulo do sistema nervoso, induz o corpo a desenvolver acções anti-inflamatórias, relaxantes e os mecanismos de cura.

Meridianos – Um sistema de rede

Para compreender este sistema de uma forma mais concreta, analise o seguinte:

Muitas vezes, quando tem um problema de saúde, seja uma infecção ou uma dor, o problema começa num local mas se não o tratar a tempo vai se espalhando ou mudando de sítio. Por que razão o problema afecta ou afectou o local X e não o local Y do corpo? Exactamente porque vai seguindo os trajectos dos meridianos.

Quando compreendemos a forma como os meridianos se influenciam, conseguimos prevenir as doenças de se transmitirem a outras partes do corpo, tornando mais fácil resolver o problema de saúde.

E se tiver medo de agulhas?
Existem sempre soluções! No caso do paciente ter medo ou algum trauma com agulhas, existem sempre outras abordagens terapêuticas. Estas terapêuticas incluem a Massagem Tui Na nos pontos ou locais pretendidos, a moxibustão, a aplicação de ímans e ervas nos pontos de acupunctura. Pode ainda ser integrada a Fitoterapia Chinesa através da aplicação externa ou por via oral.

MÉTODOS DE DIAGNÓSTICO

Na Medicina Chinesa são usados métodos de diagnóstico próprios, que consistem na observação, palpação, olfação, auscultação e interrogação.

PALPAÇÃO
Este método de diagnóstico inclui a palpação do pulso, do abdómen, de pontos de acupunctura, de diferentes áreas do corpo e a palpação dos meridianos.

OBSERVAÇÃO
Na observação incluímos a observação da língua, da face, do estado da pele, pêlo, cabelo, dentes, etc.

INTERROGAÇÃO
Por último, mas não menos importante, falemos sobre o método da interrogação/questionamento. A Medicina Chinesa considera que os órgãos não possuem apenas a função fisiológica que todos conhecemos, mas também funções energéticas. Por exemplo, o órgão X é responsável pela subida da energia no corpo, o órgão Y responsável pela descida, etc.

A acupuntura é recomendada pela Organização Mundial de Saúde para o tratamento de muitas perturbações de saúde, tais como:
  • Artrites, tendinites, hérnias e artrite reumatoide;
  • Ansiedade, Insónias, Depressão, Stress e Pânico;
  • Complemento a tratamento oncológicos – reduz os efeitos secundários da quimioterapia e radioterapia;
  • Dores de cabeça – enxaquecas;
  • Dores de costas – ciática, cervicais e lombares;
  • Dores de estômago, gastrite, dor abdominal, hemorroidas, cólicas e diabetes;
  • Dores musculares – fibromialgia, lombalgia e tendinite;
  • Gripe, asma, sinusite, rinite, bronquite e faringite;
  • Infertilidade, dores menstruais, impotência sexual, ejaculação precoce e frigidez;
  • Obesidade;
  • Psoríase;
  • Pubalgia;
  • Sequelas de AVC (derrame cerebral), paralisia hemiplegia, paraplegia, tetraplagia, paralisia facial, sequelas de lesão medular, paralisia cerebral.

Marque a sua consulta

Moradas:

Instituto Ocular Concórdia:
Rotunda Nuno Rodrigues dos Santos 2, Portela de Sacavém – Lisboa
Telefone: 21 945 8079
https://www.facebook.com/InstitutoOcularConcordia/

Pórtico do Ser:
Rua Cidade de Goa nº24- Sacavém – Lisboa
Telefones: 211951205 – 915102776
https://www.facebook.com/porticodoser/

Campintegra:
Av. Eng. Valente de Oliveira – Taguspark – Porto Salvo – Oeiras
Telefones: 919596996 ou 211335103
https://www.facebook.com/campintegra/

Contacto

Ivana Correia
+351 919596996

Email

correiai1973@gmail.com

Redes Sociais

Contacto

Deixe me o seu Feedback ou qualquer dúvida.